Discípulo

 

“Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? “Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes” João 13:33-38

  • Discípulo: O que segue as idéias ou imita os exemplos de outro 
  • O que significa seguir? 1. Ir atrás de. 2. Ir a acompanhar. = ESCOLTAR 3. Ir por ou escolher determinado percurso. 4. Tentar conseguir ou alcançar. = PERSEGUIR 5. Ser orientado, guiado ou dirigido por (ex.: seguir um conselho). 6. Acompanhar com a vista ou com os olhos. = ESPIAR, OBSERVAR 7. Prestar atenção a. = ACOMPANHAR, ESCUTAR 8. Estudar, perscrutar ou analisar. 9. Ir ao longo de (ex.: a estrada segue o rio). 10. Proceder segundo (ex.: seguem ideais ecologistas). = CUMPRIR, PROFESSAR 11. Ser sectário de. 12. Tomar como modelo (ex.: ele segue o exemplo do pai). = IMITAR 13. Exercer ou entrar em (profissão ou carreira). v. tr. e intr. 14. Ir numa certa direcção ou caminho. = CONTINUAR, PROSSEGUIR v. intr. 15. Ter continuação (ex.: o espectáculo tem de seguir). = CONTINUAR, PROSSEGUIR 16. Ir embora (ex.: ela já seguiu). = PARTIR v. pron. 17. Vir após; suceder depois. 18. Estar a seguir a outro. 19. Ter relação. 20. Ter determinada consequência. = DECORRER, RESULTAR 
Toda pessoa é conhecida por suas características, do mesmo jeito, o discípulo também tem características próprias.

1. Amor!
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João13:34-35 

ORDEM Amor é sentimento, amar é mandamento!
CONSEQUÊNCIA Se amarmos uns aos outros todos saberão que somos seus discípulos.
EXEMPLO Agora além de amarmos ao próximo com a nós mesmos, como seguidores de um exemplo, devemos amar ao próximo como ele nos amou E como Jesus amava? Pense um pouco...

OBS: O amor é fruto do espírito e só podemos frutificar se tivermos o espírito. “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 João 4:8 2.

2.Entrega!
“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? “Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes” João 13:36-38 

    Jesus demonstra profundo conhecimento sobre Pedro, até mais que o próprio Pedro, ao ponto de lhe falar o motivo que o impediria de seguir Jesus naquele momento. Pedro negaria Jesus 3 vezes. (Mateus 26:69-75)
    Era necessária uma transformação, que o levaria a uma verdadeira entrega por amor a Jesus e não só da boca para fora.
    Podemos aprender com isso que aqueles que se entregam por inteiro, ao ponto de dar a sua vida por Jesus, estão preparados para seguí-lo.

Quem perde ganha! Leia Marcos 8:35 e entenda o que quero dizer....
Quem não perder não ganha! Lucas 14:27 e entenda...

E agora?
Tome uma decisão na sua vida e deixe ser transformado e passe a seguir Jesus!

Um comentário:

jumoralles disse...

Foi uma benção... Deus falou ao meu coração! =DDD

Seguidores