3 Cuidados para o Namoro [3]


Já aprendemos que devemos cuidar da nossa vida com Deus, para compreendermos, sentirmos e vivermos o seu eterno amor. Passamos a analisar nosso relacionamento com a família, amigos e outros relacionamentos que talvez aconteceram, sabendo que o ontem e o hoje podem refletir no amanhã.
Hoje passaremos ao terceiro cuidado que devemos tomar:

3 - Físico
Aqui é onde a maioria dos jovens se engancham, pois os desejos de ter alguém ao lado não mais são pensamentos ou emoções, mas esses desejos passam a ser saciados com algumas demonstrações de afeto, carícias, olhares, palavras e tantas outras coisas que vamos analisar detalhadamente. 

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

O Toque
Os jovens, principalmente os homens, são muito levados pelo que eles sentem. Mãos dadas, abraços, cafunés e beijos são exemplos bem comuns de demonstração de afeto à pessoa a quem ele/ela está apaixonado.

Mas qual o problema?
 
O problema é que muitos jovens despertam algo que nem eles mesmos sabem definir o que sentem por causa dessas coisas.

Quantas pessoas já se enganaram em dizer que ama alguém, mas depois esquece a pessoa e se envolve com outra?
Pois bem, como cristãos, devemos ser estáveis nos nossos relacionamentos. Não podemos nos enganar, pois o que Satanás quer é roubar os seus pensamentos, matar sua espiritualidade e destruir seus sentimentos e sua sexualidade.

Mas como não se enganar?

Se você ler as duas primeiras partes desse assunto você vai perceber que Deus nos guia nas decisões e que nós só podemos nos relacionar com outra pessoa se estamos realmente bem emocionalmente.
 
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1 Coríntios 13:4-7 
 
Sendo bem mais direto, existem algumas razões pela qual os jovens devem tomar cuidado e até evitar demonstrações desse tipo.

  • Você como Cristão não deve querer suprir uma carência física, espere mais um pouco que o varão ou varoa vai chegar e vocês vão casar em nome de Jesus!
  • Você como Cristão não pode ser pedra de tropeço para outras pessoas, que você talvez não saiba, tenha dificuldades no controle de seus sentimentos.
  • Você como Cristão deve fugir da aparência do mal, mesmo que seja tão 'bunitinho' ficar juntinhos ali, pois Satanás está esperando uma brecha para agir, seja na tua vida ou na do(a) seu/sua pretendente.
  • Você deve ser o exemplo para os outros, não deixe que uma vontade sua seja concretizada e assim contribuir para que outros também façam o mesmo.

As Palavras
Quando o jovem começa a gostar de alguém, uma das primeiras coisas que ele faz é falar para alguém. Até aí tudo bem, pois é necessário termos alguém que possamos confiar.

E onde está o problema?

O problema está quando o jovem ainda não definiu exatamente o que sente e nem tem algum compromisso com aquela pessoas e já quer fazer declarações em público, inventar apelidos carinhosos, soltar indiretas, enviar torpedos fofos, criar frases de amor no facebook, ter conversas picantes no msn, compartilhar experiências anteriores e fazer planos para um futuro que só a Deus pertence.

E qual o problema?

O problemae está exatamente aí. O Jovem sabe o que faz, mas ele precisa de alguma forma estravasar aquilo que está sentindo e ao mesmo tempo é uma forma de talvez incentivar ou induzir a outra pessoa a também se sentir atraído por ele.
Uma das coisas que aprendi nesses poucos e bem vividos anos com Deus, é que a melhor arma de paquera e conquista é através da oração!

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.  Tiago 4:17
  • Não há a necessidade de fazer poesias, entregar presentinhos com bilhetes se declarando, enviar mensagens de madrugada enquanto você não tiver resposta de Deus do que está sentindo.
  • Não queira se enganar jovem! Nós somos humanos e podemos sim confundir paixão com amor. E paixão passa. Amor é eterno.
  • Não compare o que você sentiu no relacionamento anterior com esse, pois não significa que você conseguiu compreender o que você sentia pela outra pessoa!
  • Não se preocupe, pois se realmente você está esperando em Deus, você vai focar nele, trabalhar para ele viver nele e a pessoa certa vai chegar.
"Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra." Salmos 119:147 

por Rodrigo Podrix

Nenhum comentário:

Seguidores