3 Cuidados para o Namoro [2]


Então galera... Aprendemos que primeiro temos que analisar nossa espiritualidade antes de tomarmos qualquer atitude com relação ao namoro.
Beleza!
Agora qual o outro ponto que preciso parar e refletir?
Vamos lá....

2 - Emocional
O segundo cuidado é muito especial, pois é a partir dele que você vai conseguir definir realmente se está tudo ok para partir para o namoro.
São vários os casos de pessoas que não conseguem tomar decisões sérias nos seus relacionamentos porque suas emoções ainda não foram estabilizadas, o que gera muitas dúvidas e um descontrole em várias situações, e com isso, as leva a fazer escolhas erradas.
Mas como saber se estou preparado emocionalmente?
Vamos as perguntinhas... hehehe

  • Como é seu relacionamento familiar?
    Lembre-se que foi sua família que lhe criou, então muito do que você é, é consequência da educação que você teve (ou não hehehe).
    É em família que passamos uma boa parte de nossa vida e é em família que somos exatamente como somos, pois não há como ser outra pessoa em sua própria casa.

    Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Efésios 6:1-2 
     

    Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
    - Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).
    - Honrar seus pais.
    Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6).

    Pense bem, pois a forma que seu/sua pretendente se relaciona com os pais, pode refletir no seu relacionamento com ele/ela.
     
  • Você tem fortalecido seus vínculos de amizade da forma correta?
    Uma ótima forma de observar como você será futuramente é analisando com quem você anda.





    Suas amizades estão te fortalecendo?
    Se você tem amigos que estão fazendo você se desviar do caminho correto, te ensinando coisas erradas, te incentivando a fazer o que não é correto diante de Deus, pode ter certeza que essa amizade não te fortalece!
     
    "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Salmos 1:1

    Suas amizades são fortalecidas por você?
    Você precisa edificar a vida dos seus amigos, não apenas com palavras, mas com exemplo de um genuíno Cristão.

    "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." 1 Timóteo 4:12

    Você tem pessoas em quem pode realmente confiar?
     
    "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." Provérbios 18:24
     
    É desse grupo de pessoas que deve sair sua futura esposa ou seu futuro marido, pois são os mais chegados, a quem você pode compartilhar das dificuldades, contar segredos e ser ajudado.
    Não queira contar com todas as pessoas que você conhece, pois pode acabar se arrependendo, pois enfim, pessoas erram, então procure fortalecer seus vinculos de amizade antes de tudo.
     
  • Você já teve relacionamentos errados?É importante saber se os nossos relacionamentos anteriores foram errados.

    Será que era melhor nem ter se relacionado?
    Será que era melhor não ter agido como agi?
    Será que era melhor ter feito mais isso?
    Será que era melhor não ter feito aquilo?


    Que erramos isso nós já sabemos, mas o que não podemos deixá-lo acontecer novamente ou refletir no meu relacionamento futuro.

    • Se você já ficou, sai dessa porque isso é passageiro. Deus tem algo bem mais duradouro pra ti.
    • Se você não é mais virgem, pede perdão e procura a santidade vinda de Deus, pois o varão ou varoa que ele escolheu pra ti vai ser vindo D'Ele.
    • Se você era ciumento, busca de Deus um controle para isso e consolida as amizades, para que a confiança fortaleça teu relacionamento em vez de destruí-lo.
    • Se você está em algum relacionamento errado ainda há esperança! Ou os dois continuam para ver se um dia mudam ou separam para que possam buscar um maior direcionamento de Deus. O que tu acha que vai ser melhor para tua vida?
    • Se você não consegue controlar algumas vontades que de repente vem, sai de perto do limite que está te fazendo pecar.
    • Se seus pensamentos estão nas coisas daqui da terra, onde tudo passa, procura ocupar tua mente com aquilo que vem de Deus.
     
Percebeu como há uma saída?
Se ligou como essa saída sempre está em Deus?
Viu como é realmente com ele que você consegue superar qualquer dificuldade emocional?
O que falta?
Você tomar a decisão de se chegar mais a Deus!
Mesmo sendo Cristão, precisamos buscar mais a Deus, pois o velho homem vai sempre querer tomar conta de suas atitudes!

por Rodrigo Podrix

Nenhum comentário:

Seguidores